Projeto

Projeto SRN - Minério de Ferro

Localizado na porção centro-sul do Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, o Projeto SRN se encontra em fase avançada de pesquisa mineral, na qual foram realizados trabalhos de mapeamento geológico, levantamentos geofísicos aéreos e terrestres, amostragem de superfície, abertura de trincheiras, sondagem diamantada, teste de metalúrgia, modelagem geológica e avaliação de recursos potenciais do projeto.

Tipo de Minério

Minério de Ferro Magnetítico

Recursos

De acordo com Estudo de Ordem de Magnitude (ODM) elaborado pela empresa BNA-MICROMINE e concluído em 2014, o Projeto SRN possui recursos potenciais da ordem de 800 milhões de toneladas de minério, com teor médio de 23% de Fe e custo de produção extremamente competitivo. 

Processamento a seco

A SRN Mineração está desenvolvendo um processo integrado de produção de minério de ferro magnetítico por via seca. O beneficiamento a seco apresenta diversas vantagens, porque não há captação de água para o consumo industrial e não há necessidade de barragens, grande foco de problemas sócio-ambientais nos últimos anos.

O método tradicional de beneficiamento da hematita utiliza pelo menos 1.000 litros de água na separação de cada tonelada de minério. O processamento de minério de ferro magnetítico a seco apresenta as seguintes vantagens em relação aos métodos tradicionais:

  • Não requer adição de água;

  • Não requer barragens de rejeito, minimizando os riscos de danos ambientais e contaminação com produtos químicos;

  • A siderurgia da magnetita libera menos carbono que o mesmo processo feito com hematita

  • A recuperação ambiental fica facilitada, devolvendo os rejeitos secos às cavas e tranformando as mesmas em açudes.

Logística

A região possui logística facilitada para o escomento da produção através das rodovias BR-020 e PI-140/BR-324, com deslocamento de aproximadamente 100 Km pela última rodovia mencionada até o ponto de embarque na Ferrovia Transnordestina. Deste ponto, o escoamento da produção segue aproximadamente 900 Km por ferrovia até o porto de Suape, localizado no Estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Outra possibilidade é o escoamento por cerca de 1000 Km via férrea até o porto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, região Nordeste do brasil.

© 2015 - SRN Mineração. Feito por  Guillermo Lagreca. Todos os direitos reservados..

Vantagens do beneficiamento a seco